terça-feira, 23 de junho de 2009

BULLYING





BULLYING

O termo BULLYING compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s), causando dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder. Portanto, os atos repetidos entre iguais (estudantes) e o desequilíbrio de poder são as características essenciais, que tornam possível a intimidação da vítima.

Por não existir uma palavra na língua portuguesa capaz de expressar todas as situações de BULLYING possíveis, o quadro, a seguir, relaciona algumas ações que podem estar presentes:

Colocar apelidos
Ofender
Zoar
Gozar
Encarnar
Sacanear
Humilhar Fazer sofrer
Discriminar
Excluir
Isolar
Ignorar
Intimidar
Perseguir
Assediar
Aterrorizar
Amedrontar
Tiranizar
Dominar Agredir
Bater
Chutar
Empurrar
Ferir
Roubar
Quebrar pertences
Alunos do 7º e 8º ano do Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel, sob a coordenação da Professora de Português, fizeram uma pesquisa no Laboratório de Informática sobre Bullying.

Fenômeno que assusta e que se deve combater a qualquer custo. Muitos textos e vídeos foram lidos e trabalhados pela professora. Apresentamos aqui um texto de alunas do 8º ano que sintetiza o trabalho desenvolvido pela professora e o entendimento das alunas.





Falando Sobre O Bullying



Sabem todas aquelas brincadeiras que fazem todos rir. E nem nos damos conta, que alguém está triste demais para rir também. Isso é Bullying, o valentão é aquele que bate no colega e machuca sem dó alguma... Esmagando os sentimentos como se fossem formigas: Isso é Bullying.
O que a gente não sabe é que isso pode marcar a vida das pessoas para sempre. É só uma maneira de perseguir as pessoas até mesmo em suas casas.
Se essas brincadeiras não lhe parece tão engraçadas... Não pratique o Bullying.
Se o importante é aprender e ser feliz. Respeite as diferenças, faça uma escola para você e para todos.
Na minha escola existe muito isso porque as crianças ficam uma agredindo as outras, muitos não agridem batendo, mas sim com palavras que podem machucar as pessoas para sempre.
Na minha sala também tem isso os meninos e até mesmo nós ficamos implicando com as pessoas, mas não é com porrada e sim com palavras que as machucam.
Eu não gosto de fazer isso, mas as pessoas me impressionam e eu acabo fazendo isso, mas agora eu decidi que não vou mais zuar ninguém, pois amanhã ou depois pode acontecer comigo.
Como evitar isso: falando com os diretores da escola, com os alunos, com os pais para que fiquem atentos a qualquer diferença em seus filhos e procurar os diretores e coordenadores da escola para que possam tomar alguma providencia. É isso que temos que fazer para nos prevenirmos do bullying.
(turma 704)




Isso para você tem graça?


Bullying significa uma forma de abuso psicológico, físico e social. A prática do bullying se concentra na combinação entre intimidação e humilhação.

Pelo que vemos na nossa sala o bullying acontece a todo momento, as pessoas que fazem isso pensam que tem graça, mas você está acabando com os sentimentos das vitimas, isso teria graça se ambos estivessem rindo mais alguém se machuca com esse tipo de agressão.

Os meninos praticam a mesma de uma forma direta, e as meninas de uma forma mais indireta forçando ao isolamento social, intimidando outras pessoas que desejam se socializar com a vítima, espalhando comentários vergonhosos.

A escola e a família podem ajudar na conscientização da prática dessa violência auxiliando alunos e/ou filhos a não cometer esse tipo de insulto.

(turma 704)

Nenhum comentário:

Postar um comentário