segunda-feira, 11 de maio de 2009
PLANO DE AULA – GRIPE SUÍNA
TEXTOS INFORMATIVOS – INTERNET E JORNAL IMPRESSO
Muito se fala sobre a necessidade do hábito da leitura de textos informativos e de desenvolver nos alunos o senso crítico.
Estas aulas (duas ou três) objetivam:
1) Levar os alunos à prática da leitura crítica do texto;
2) Desenvolver nos alunos técnicas de "diálogos" com o texto lido;
3) Motivar os alunos a manterem contato com a leitura e, ao mesmo tempo, incentivar a escrita: indiscutivelmente, práticas sociais de fundamental importância no mundo contemporâneo.
Público Alvo: alunos de 6º e 7º ano
1ª aula – Laboratório de Informática
a) Momento de conversa, troca de idéias sobre o tema (10 minutos);
b) Pesquisa na Internet (livre, usando site de busca), informando as URLs da pesquisa;
c) Resposta a estas questões:
1. Onde apareceu a doença chamada Gripe Suína?
2. Quais os principais sintomas?
3. Como ela é transmitida?
4. Quais os países que já confirmaram a doença?
5. Quais os cuidados para evitar a doença?
6. No Brasil, já foram confirmados casos?
7. Por que a doença chama-se Gripe Suína?
2ª aula - Sala de Aula Comum
a) Leitura de dois jornais impressos (do dia) sobre a Gripe Suína;
b) De posse das respostas anteriores fazer uma comparação (Produção Textual) das duas pesquisas.
Professora Vanda Vasilenskas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário