segunda-feira, 11 de maio de 2009

PLANO DE AULA – GRIPE SUÍNA





TEXTOS INFORMATIVOS – INTERNET E JORNAL IMPRESSO


Muito se fala sobre a necessidade do hábito da leitura de textos informativos e de desenvolver nos alunos o senso crítico.

Estas aulas (duas ou três) objetivam:

1) Levar os alunos à prática da leitura crítica do texto;

2) Desenvolver nos alunos técnicas de "diálogos" com o texto lido;

3) Motivar os alunos a manterem contato com a leitura e, ao mesmo tempo, incentivar a escrita: indiscutivelmente, práticas sociais de fundamental importância no mundo contemporâneo.

Público Alvo: alunos de 6º e 7º ano

1ª aula – Laboratório de Informática

a) Momento de conversa, troca de idéias sobre o tema (10 minutos);
b) Pesquisa na Internet (livre, usando site de busca), informando as URLs da pesquisa;
c) Resposta a estas questões:
1. Onde apareceu a doença chamada Gripe Suína?
2. Quais os principais sintomas?
3. Como ela é transmitida?
4. Quais os países que já confirmaram a doença?
5. Quais os cuidados para evitar a doença?
6. No Brasil, já foram confirmados casos?
7. Por que a doença chama-se Gripe Suína?

2ª aula - Sala de Aula Comum

a) Leitura de dois jornais impressos (do dia) sobre a Gripe Suína;
b) De posse das respostas anteriores fazer uma comparação (Produção Textual) das duas pesquisas.




Professora Vanda Vasilenskas

Nenhum comentário:

Postar um comentário