quarta-feira, 29 de abril de 2009

VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS

Qualquer análise que se faça do porquê de crianças e jovens violentos na escola passa pela necessidade de se localizar esta escola no tempo e no espaço.

A escola é uma representação da sociedade na qual está inserida, seus alunos refletem o econômico, o social e cultural de uma época. Eles não vieram do nada, eles são frutos de famílias inseridas na comunidade escolar.

Pode-se condenar a violência que muitos deles espelham, mas jamais julgá-los e muito menos condená-los. São crianças e jovens muitas vezes sem sonhos porque não conhecem outro sonho além do consumo.
Pode-se dizê-los criação das mídias que os envolvem, sem a orientação amorosa que induz o sonho do SER e não do simplesmente TER.
Por este lado, condená-los é condenar também a escola que, por vários motivos, não consegue fazer o papel da família ausente.
A sensação que se tem é de impotência, dor e medo.
A família mudou, a clientela mudou, a sociedade percebe e aceita; a escola continua, com algumas pequenas atualizações mas, ainda nos moldes do século passado.
Não se tem solução, nem fácil e nem difícil, não vale simplesmente reprimir ou condenar, nem a escola nem o jovem, mas vale sempre a esperança, o amor, a tolerância e a paciência que não se representa por palavras, mas por atos e sentimentos.
Amor e tolerância pelas pessoas, crianças, jovens ou adultos, por suas idiossincrasias, por suas contradições, mas nunca pela violência!
Professora Vanda
HORÁRIO DE ATIVIDADE
No horário de Atividade do dia 28/04/2009 assistimos a um documentário da TV ESCOLA - Violência nas Escolas (http://www.youtube.com/watch?v=QZbZtI5AzYQ&feature=related).
Após o documentário houve um debate sobre a nossa escola. Discutiu-se o papel do professor como mediador de relações e cidadão de uma sociedade que está apreensiva com tanta violência. Discutiu-se também a importância que é dada, muitas vezes, ao cumprimento dos conteúdos e o papel do professor.
Como abordar os conteúdos quando não há nenhum interesse dos alunos por ele.
Concluiu-se que há uma grande necessidade de se reformular toda a estrutura escolar.
Professora R.T. P.


Um comentário:

  1. Vanda, o blog está lindo! Parabéns pela iniciativa e muito obrigada por dispoinibilizar tão rico material
    Beijos
    Sonia R Ubeda

    ResponderExcluir